Publicidade

Publicidade

Frase da Semana

Pouco importa o julgamento dos outros.Os seres são tão contraditórios que é impossível atender às suas demandas, satisfazê-los. Tenha em mente simplesmente ser autêntico e verdadeiro...

‪#‎Dalai‬ Lama

Chat Online

Oliver Mtukudzi e Stewart Sukuma juntam músicos em Maputo


Decorreu nesta quinta-feira, na Associação dos Músicos Moçambicanos (AMMO), um encontro entre os músicos nacionais e Oliver Mtukudzi para uma troca de ideias sobre música. O cantor zimbabwiano veio a Maputo devido ao trabalho que faz para a UNICEF na campanha para a protecção da criança e prevenção do HIV-SIDA.
Stewart Sukuma aproveitou a presença de Mtukudzi no país para marcar um pequeno convívio de última hora com músicos nacionais. Num ambiente impar e informal, Oliver Mtukudzi, Embaixador de Boa Vontade da UNICEF na Região Austral e Oriental de África partilhou o melhor dos 40 anos de experiência da sua vida artística.
O músico zimbabwiano disse que têm acompanhado o crescimento da música moçambicana e que aprecia bastante a marrabenta. "Mas é necessário união entre os músicos de Moçambique para uma melhor visibilidade dos artistas" afirmou Oliver.
"Não podemos esperar sempre pelo Governo, temos que ter a iniciativa de nos juntar e partilhar experiências para melhorar o nosso trabalho. O Estado só lembra de nós em momentos de festa para alegrar as pessoas, se dependesse deles não devíamos ser pagos pelo nosso trabalho", replicou o artista zimbabweano.
Stewart Sukuma disse ser importante haver uma "pressão positiva" aos governantes sobre a cultura na educação dos nossos filhos. "Uma criança deve ter a oportunidade de ter um sistema de ensino que fale sobre a sua cultura, temos que lutar e sensibilizar as autoridades o quão importante é `beber´ as nossas raízes", adiantou Sukuma.
A música de Oliver Mtukudzi é apreciada em todo mundo. Conhecido por "Tuku", o cantor tem inspirado os fãs a tomar medidas mais positivas na promoção dos direitos das crianças. Segundo a UNICEF, a visita de trabalho do cantor insere-se na campanha sobre a consciencialização do público contra o estigma, a discriminação e abuso das crianças.
A visita de Mtukudzi, surge no quadro das celebrações da quinzena da criança, que este ano se assinalam sob o lema "Eliminar Práticas Sociais Prejudiciais à Criança, é dever de Todos".
"Quero apelar para o maior empenho por parte das famílias, comunidades, instituições do Estado, governo, sector privado e parceiros de desenvolvimento desta Região Austral e Oriental do nosso Continente Africano com vista à realização dos direitos da criança africana", realçou Oliver Mtukudzi .
Durante a sua estadia, Oliver Mtukudzi vai a Namaacha para conhecer o trabalho que se realiza no âmbito do HIV-SIDA e a participação de crianças, adolescentes e jovens.
Na cidade de Maputo irá aprender da experiência do Gabinete de Atendimento das Vítimas de Violência, como também gravar um programa de televisão com destacados músicos nacionais que têm colaborado com a UNICEF na advocacia e sensibilização pública para a realização dos direitos da criança no país.

Afro Media Company

Afro Media Company
Elaboração de projectos de Comunicação e Marketing •Produção, edição e gerenciamento de conteúdos para impressos, Televisão, Rádio,Web• Criação de projectos gráficos para jornais, revista, eventos e Websites• Produção digital e audiovisual• Desenvolvimento de estratégias para redes sociais• Produção e adaptação de conteúdos para programas de rádio e TV• Assessoria de imprensa• Consultoria em Comunicação e Marketing Entre em contacto e saiba mais - +258 822599426 − afromediacompany@gmail.com